Pintora, mexicana e apaixonada… Assim foi Frida Kahlo. Confesso a vocês que até ano passado só a conhecia como ” A mulher da coroa de flores”, mas por alguma razão, que ainda tento me lembrar, algo a mais me chamou atenção. Quando pesquisei sobre a vida da Frida, fiquei literalmente surpresa com a riqueza de sua história. Obra, vida e dor, tudo isso me cativou e me levou a ficar cada vez mais aproxima dela.
Apesar de estar em foco essa latinidade colorida e dramática (muito presente em Frida), percebo que muitas pessoas, ainda que abusando de algo que é característico da pintora, não sabe de sua origem ou a vêem como eu antigamente.
Pensando nessa dificuldade que muitos têm em aceitar a energia que sai das cores vibrantes, reuni alguns tópicos de coisas que foram inspiradas ou feitos com o intuito de expandir a importância de Frida pra arte. Espero te dar gás pra se jogar em cima dessa mulher. E que mulher!
.
.
.
I. Virou capa de revista
Quase 60 anos depois de sua morte, Frida estampou a capa da revista Vogue. A capa era a divulgação de uma ação que a revista iria fazer na Casa Azul, em Coyoacan, com roupas, jóias e objetos pessoais da pintora.
II. Do dia-a-dia
Muitos objetos hoje em dia são estampados com o rosto da pintora, sendo cada vez mais procurados. Dentre esses objetos estão xícaras, bolsas, mesas… e por ai vai.
III. Pra decorar
Além de objetos soltos, muitos espaços já são decorados A Lá Frida Kahlo. Tanto ambientes formais, como informais.
IV. Artes Gráficas
Muitos desenhos foram feitos com Frida e elementos que lembram sua história.
V. Nos quadrinhos
Algumas histórias em quadrinhos foram feitas estampando a Mozão.
VI. Da livraria à Hollywood
Dois filmes foram lançados falando sobre a vida da pintora e alguns livros também, incluindo biografias.
VII. Festa à fantasia
De tempos em tempos, passeando pelas ruas, me deparo com diferentes “Fridas”, adaptadas a seu melhor modo.
VIII. Nos panos
Tecidinhos fofos com o rosto da gatinha
IX. As inspirações
MUUUUUUITOS editoriais foram feitos inspirados na mexicana.
X. Loja de bijuterias
A Maria Dolores, uma loja de Curitiba, lançou uma coleção de jóias inspirada em Frida.
XI. Sempre na moda
Patricia Bonaldi e Jean Paul Gaultier foram alguns dos estilistas que fizeram coleções inspiradas em Frida. Jean, inclusive, criou o figurino do filme “O quinto elemento” levando em conta uma obra da artista.
“Pensaram que eu era surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos ou pesadelos. Eu pinto a minha própria realidade “
Frida Kahlo
1 comentário Adicione o seu