Após uma viagem de 15 dias por Portugal, Reinaldo Lourenço criou sua coleção Inverno 2016. Ela foi inspirada em referências portuguesas como cultura, tradições, folclore, dia-a-dia e em duas mil fotos tiradas por ele em cidades como Minho, Sintra, Viana do Castelo e Porto.
Reinaldo reinterpretou de uma maneira contemporânea as rendas das viúvas de Minho, que se vestem de preto, e o grafismo e estampas dos azulejos portugueses que são visos em cores ou P&B.
Os elementos de estilo são vistos nas transparências feitas com rendas rebordadas, na modelagem meio avental e silhueta slim, nas cores, nas estampas e claro, nas tiras que já são marcas do estilista e compõe os outfits com formas de pontos, círculos e quadrados.
Para arrematar, os materiais usados, como crepe de chine, cetim duchesse, veludo, seda, georgette, point d’ esprit, renda e jacquard foram de grande relevância para o caimento das peças, ainda mais quando combinadas a cartela de cores que continha preto, cinza, branco e tons de azul e vermelho, representando os tão famosos azulejos portugueses.
Reinaldo Lourenço teve êxito na escolha de tudo, as cores e os materiais remetem ao dia-a-dia de cada uma das cidades portuguesas visitadas, das viúvas aos azulejos.