Dia internacional da vitória feminina ❁

254 - Empodere outra mulher.  #todamulhertemumplano www.planofeminino.com.br:

No dia 8 de março de 1857, 130 tecelãs, operarias de uma fábrica de tecidos da cidade de Nova Iorque ocuparam a fabrica que trabalhavam e reivindicaram por melhores condições de trabalho, como a redução da carga horária, que era de 16 horas, a equiparação de salários com os homens e um tratamento digno no ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com muita violência. Elas foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Todas morreram carbonizadas diante desse ato de crueldade.

Em 1910, em uma conferência na Dinamarca foi decretado que dia 8 de março seria o dia Internacional da mulher e em 1975 foi oficializado pela ONU. Nesse meio tempo as mulheres foram esquecidas e só voltaram a se tornar parte da história na décadas depois, mas apesar de muitos relatos terem ficado pra trás, abandonados, sabemos que elas não ficaram em casa enquanto o mundo tomava forma.

Na década de 10, as sufragistas, mulheres que lutavam pelo direito do voto, ganharam as ruas e muitas acabaram presas sem ver seu objetivo ser concluído, pois o voto feminino só foi instituído em 1932.

Suffragettes protest 1913. Notice the "Suffragette look": Iniciada no final do século XIX, a primeira onda do feminismo foi um conjunto de movimentações protagonizado por mulheres em torno da luta por igualdade política e jurídica entre os sexos. O eixo que marcou esse primeiro período de atividade feminista foi a reivindicação por direitos iguais de cidadania (direito à educação, propriedades e posses de bens, divórcio, etc.), tendo como auge a luta sufragista pelo direito ao voto feminino, que aconteceu em diversos países no mundo.:

As mulheres lutaram pelo voto, viveram os “anos loucos”, passaram pela crise de 1929, assumiram os lugares dos homens nos períodos de guerra, reafirmaram sua feminilidade, abusaram das mini saias e dos mini vestidos, foram ao festival de Woodstock e dançaram na “Era Disco”. As mulheres viveram e vivem intensamente.

Riot Grrrl: mulheres-que-ajudaram-a-mudar-a-história-do-mundo-21mulheres-que-ajudaram-a-mudar-a-história-do-mundo-1mulheres-que-ajudaram-a-mudar-a-história-do-mundo-4

Aqui apresento pra vocês uma homenagem do youtube a todas as mulheres que mudaram um pouco desse mundo para melhor, vale muito a pena assistir.

Sei que milhões de pessoas já sabem de todas essas histórias, mas relembrei aqui e hoje pra vocês mulheres não esquecerem o quanto vocês são fortes e especiais, o quanto são corajosas e destemidas, e o quanto o mundo é grato por suas conquistas.

"Girls are strong."  Yes.  Yes, they are.  And those girls grow up to be strong women.:

E se alguém ousar dizer que seu lugar é em casa, que você não pode amamentar seu filho na rua, que você não é dona do seu corpo e que você pede pra ser maltratada, já sabe:

]: women science study abortion studies

Xêro em todas vocês!

Anúncios

3 comentários em “Dia internacional da vitória feminina ❁

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: