Panqueca com Calda de Chocolate

Ano passado eu comecei uma série aqui no Cidreira de diferentes tipos de molhos pra massas, uma das coisas que eu mais amo comer.

Infelizmente, meu computador foi tantas vezes pro conserto que as fotos de todas as receitas que eu já havia feito foram apagadas do HD, uma grande perda. Então vamos voltando com as receitas aos poucos, ok?

l

Uma comida que eu achava da hora eram aquelas panquecas americanas que os personagens de filmes sempre comem no café da manhã, sempre quis experimentar, então pensei, por que não? Um dia de feriado, com um bom filme no netflix, merece uma Panqueca Americana com Calda de Chocolate.

Ingredientes para a massa

  • 1 Ovo
  • 1 xícara de farinha de trigo peneirada
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal

 

Modo de preparo:

Misture o ovo com o leite e em seguida misture a farinha de trigo até ela se dissolver completamente no líquido. Assim que ficar homogêneo junte o fermento, o açúcar cristal e mexa bem. Acrescente o resto dos ingredientes e misture só até ficar homogêneo e sem nenhum gruminho de farinha ou de açúcar.

Para assar coloque uma frigideira em fogo médio e pincele uma quantidade mínima de manteiga.  Em seguida coloque uma colher e meia de massa na frigideira e espere mais ou menos um minuto para vira-la. O ponto é quando a massa começa a formar uma bolhas por cima. Quando isso acontecer você já pode virar e é só esperar a sua panqueca dourar.

Ingredientes para a calda

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de leite
  • 3 colheres de sopa de manteiga

Modo de preparo

Essa calda não tem segredo. É só juntar tudo e levar ao fogo até ficar homogêneo. Uma boa dica é misturar tudo muito bem antes mesmo de aquecer.

IMG_6179.jpg

– DICA DE OURO –

⇒ Uma boa dica é colocar gotas de chocolate ou frutas pequenas na massa. Fica muito bom e o momento certo é na hora que a massa esta na frigideira, antes mesmo de saltar as bolhas, quando a massa ainda estiver crua.

⇒ Uma ótima dica para a calda de chocolate é você deixa-la descansando um pouco em temperatura ambiente antes de usa-la, assim ela ficará mais grossa e cremosa.

⇒ Na América do Norte as panquecas são tradicionalmente servidas com maple syrup, que é o xarope de bordo, difícil de ser encontrado no Brasil e um pouco caro. Caso não queira a calda de chocolate você pode substituir por mel, geleia ou melado, fica uma delícia.

⇒ Outra dica é fazer uma caldinha com manteiga e mel. Coloque em uma tigela 1 xícara de mel e 50g de manteiga com sal. Leve ao microondas ou ao banho-maria e misture até formar uma calda fina. É só jogar por cima das panquecas.

Se  você fizer essa receita me conta aqui como foi e marca o Cidreira na #CidreiraNaCozinha.

assiaturaa-flor

Anúncios

Um comentário em “Panqueca com Calda de Chocolate

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: