Melancia – Marian Keyes

Melancia é um dos melhores livro de Marian Keyes, aliás ela é mais conhecida justamente por esse título. A autora é um dos maiores nomes quando se trata do estilo chick lit, que é um gênero de ficção dentro da ficção feminina, onde a personagem principal é sempre do sexo feminino, aborda questões da mulher moderna, de um jeito ou outro é feminista também, a idealização de mulher da maioria das mulheres.

O livro Melancia não é diferente. Ele faz parte da série de livros das “Cinco Irmãs Walsh” e é o primeiro dessa saga, contando a história de Claire, a irmã do meio.

Alguém me avisa que não é de comer!

A história é acompanhada de todos os clichês possíveis de um livro “para mulheres”. A protagonista acha que tem a vida perfeita: Mora em Londres, tem um emprego rentável, é casada com um homem que ama e está grávida dele. Até que o seu chão cai por terra quando no dia do nascimento de sua filha, o suposto dia mais feliz da vida de um casal, seu marido, James, avisa que está deixando Claire e sua filha recém-nascida para viver com a vizinha, Denise (Também casada),por quem estava apaixonado e com quem já mantinha um caso à 6 meses.

A partir daquele momento Claire entrou em choque ao se deparar que foi abandonada, com uma filha ainda sem nome, em uma cidade onde não havia ninguém para ampara-la e ainda por cima inchada como uma melancia, devido a gravidez. Essa é a hora de tomar decisões drásticas: Juntar algumas coisas do bebê, pegar as poucas peças de roupas que ainda lhe cabiam e voltar para Dublin, para morar com sua mãe, uma senhora viciada em novelas e um desastre na cozinha, seu pai, o único homem da casa e que vive a ponto de ter um ataque de nervos e suas duas irmãs mais novas, Anna, uma mulher encantada pelo sobrenatural, e Helen, que só enxerga seu próprio umbigo.

Digo pra vocês que gostei, mas não amei o livro da Marian pelo fato que explanarei a seguir. O livro viria com 200 páginas a menos se ela não divagasse tanto, pois nós ficamos do capítulo 4 ao 8 trancafiadas na fossa junto com a Claire, enchendo a cara, indo e voltando para sua história com James e girando no que podia dar certo e não deu. Só que do mesmo modo que a autora sabe enrolar ela sabe ser cômica, que é o que salva os capítulos “perdidos”. É tanto que em diversos momentos você se vê em gargalhadas diante das tiradas dela, mas apesar disso eu demorei mais de um mês para termina-lo.

Acreditem, depois disso você vai querer devorar as páginas, porque eis que ela se recupera da depressão pós-traição com a ajuda da família e tenta reviver a Claire que ela era antes do James.

[CONTÉM SPOILER] E claro, como eu disse o livro tem muios clichês e um deles é o querido Adam. Um rapaz alguns anos mais novo, porém bonito, simpático, inteligente e se arrancar o fôlego. Ele se apaixona por Claire e faz a sentir novamente bonita e com valor. E se preparem, porque ela realmente exige todo o esforço do rapaz em ser gentil, já que no momento ela está debilitada e desconfiando de tudo e todos do sexo masculino. [FIM DO SPOILER]

Mas o melhor é que, bem quando Claire se ergue novamente e retoma sua vida, quem volta? Isso mesmo, James. E o melhor ainda, ele volta culpando-a por tudo que aconteceu no seu casamento, inclusive o fato dele ter tido um caso com outra mulher, fazendo com que a autora fale um pouco sobre relacionamentos abusivos.

Como já disse, gostei mas não amei. Tem personagens com personalidades individuais, mas não trás grandes ensinamentos nem é uma criação literária complexa. Não pretendo continuar a série das Irmãs Walsh, mas talvez volte a ler Marian Keys no futuro. Caso tenham gostado comentem aqui embaixo e me indiquem outros livros também.

assiaturaa-flor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: