Empadão

Faz dois séculos que eu quero colocar essa receita aqui, mas como boa indecisa que sou, sempre fui empurrando com a barriga, já que: Eu queria colocar a receita em um fim de semana pra te induzir a cozinhar no domingo rsrs, mas a preguiça chegava primeiro, passava o #fds e eu desistia. Mas que se dane, não é mesmo? Comida é comida e a gente come toda hora.

Pra alegrar minha barriguinha e cultivar minhas gordurinhas localizadas, há um tempo fiz esse empadão de frango. Gente, vocês não tem noção da cremosidade dessa massa, ela simplesmente derrete na boca e você pode usar ela e rechear com qualquer coisa. Em geral eu amo comer massa, mas eu só faço quando estou muito disposta, já que requer um certo tempo e força de vontade. Mas olha, se você tiver aqueles utensílios maravilhosos de cozinha, como um processador você faz isso aqui em dez minutos.

6


Ingredientes Para Massa

  • 3 xícaras de farinha de trigo sem fermento
  • Pitada de sal
  • 250g de manteiga em cubos
  • 1 ovo
  • 4 colheres de água

Modo de Preparo

Misture a farinha com a manteiga e a pitada de sal, sempre desfazendo os cubos de manteiga com a mão delicadamente. Depois de homogênea acrescente o ovo e a água aos poucos. Quando pronta (Quando ela estiver junta, mas um pouco esfarelada e úmida), faça uma bolinha com a massa, enrole no plástico filme e leve a geladeira de 30 minutos à 1 hora.

Enquanto a massa descansa, faça o recheio. Você pode fazer do que desejar, eu fiz de frango com requeijão porque é o que tinha em casa, mas fica ótimo com camarão, carne seca, palmito… Deixa a imaginação fluir.

Ingredientes do Meu Recheio

  • 1 cebola pequena
  • 2 colheres de manteiga
  • 2 dentes de alho
  • 1kg de frango (Já cozido e desfiado)
  • 2 colheres de extrato de tomate
  • Sal
  • Pimenta Preta
  • Requeijão

Modo de Preparo

Descasque e pique em cubos a cebola, depois a refoque nas colheres de manteiga. Assim que ela der uma murchada acrescente o alho e mexa por um minuto. Junte o frango (O meu eu cozinhei com salsão, cenoura, cebola, sal e pimenta na panela de pressão por uns 15 minutos, e depois, com ele ainda quente levei na batedeira e dei uma batida com a raquete para que ele ficasse beeem desfiado, sempre faço assim e amo ♥♥). Misture e acrescente o extrato de tomate, acerte o sal e a pimenta. Nesse momento você pode acrescentar o requeijão à gosto ou pode coloca-lo só na montagem. Eu prefiro a segunda opção pois o gosto fica mais acentuado. Depois de pronto reserve.


Montagem

Quando for abrir a massa, divida ela em duas e coloque entre papéis manteiga. Isso vai ajudar muito na hora de levar a massa pra forma. A primeira parte da massa você vai abrir com mais ou menos 0,5cm de altura e de um diâmetro maior que a forma. Depois é só levantar o papel manteiga, virar ele na forma e tirar aos poucos quando a massa  já estiver centralizada, assim você poderá acomodar ela no fundo e nas laterais com os dedos.

Coloque o recheio na massa ainda crua e abra a outra metade da mesma forma, mas com 1cm de altura e no mesmo diâmetro da forma. Essa será nossa tampa. A decoração fica por sua conta, só é importante que na tampa haja um buraquinho para a saída de ar e caso você deseje, pode bater um ovo para passar por cima e dar aquela cara de Da Cor do Pecado.

Asse no forno de 180º por aproximadamente 50 minutos ou até dourar.

1

– DICAS DE OURO – 

  1.  Todos os ingredientes da massa devem estar gelados, pois já que é uma massa podre isso vai deixa-la mais crocante quando assada.
  2. Antes de abrir a massa é sempre bom das uma amaciada nela, já que com o tempo na geladeira ela fica um pouco dura.
  3. A quantidade de água na massa também é relativa, vai depender do clima e tudo mais (Massa é bicho fresco!), então vai colocando aos poucos, já teve vezes que eu coloquei seis colheres.
  4. É muito importante que independente do recheio, ele deve ser colocado já frio na massa, porque se não ela vai ficar super molenga.
  5. Se você quiser dividir a receita ao meio da super certo (Mas usando a mesma quantidade de ovo). Esse da foto eu usei só metade e deu para uma forminha de 15cm ainda sobrando um pouco.
  6. É importante que sua forma seja de aro removível para o empadão sair com facilidade.

Quando fizer essa delícia marca a gente no instagram #BlogFlorDeCidreira que amamos ver nossas receitas por ai.

assiaturaa-flor

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: