3 Motivos Pra Você Ter Cactos Ou Suculentas Em Casa

Com a vida dando um desacelerada nos últimos meses, algumas pessoas vem sentindo uma pressão muito grande e muitas vezes angústias e tristezas devido ao momento delicado em que o mundo esta vivendo. As mídias sociais vem colocando uma pressão maior ainda nessas pessoas, colocando na cabeça de muitas que devem ser mais ativas do que antes já foram, mas a questão maior é que agora devemos simplesmente fazer algo para que nos sintamos bem e acolhidas.

A partir disso, vim dar uma dica que tenho feito e tem funcionado comigo. Os estudos já comprovaram várias vezes que que cuidar de plantinhas é algo saudável, que previne a depressão e ajuda a melhorar o nosso humor. Dando carinho a elas, elas também nos acolhem e podemos nos conectar com essa natureza que de alguma maneira também vive dentro de nós.

Como eu não tinha a mínima ideia de como cuidar de uma planta (Apesar de já ter tentado várias vezes reviver o jardim da minha mãe) eu tive a sorte de ganhar alguns cactos e suculentas e hoje são minha companhia. Sendo assim, resolvi influenciar vocês e mostrar 3 motivos pra você ter essas plantinhas em casa!

1º – Quando a vida voltar ao normal, você não vai precisar se preocupar em cuidar dos cactos e/ou suculentas todos os dias

É isso mesmo, sua vida é corrida? Passa o dia fora? Não tem problema, os cactos são um espécie que armazenam água em quantidades muito maiores do que outras plantas, por isso não precisa regá-la todos os dias. Inclusive, com elas é o contrário, se você regá-las em uma quantidade maior do que um espaço de dez dias, eles podem até morrer.

Além disso, se sua casa pega sol por boa parte do dia, não tenho dó de deixar seus cactos nesses mesmo local. Eles amam receber essa luminosidade direta por horas a fio. Ela ficará cada dia mais bonita!

2º – Os cactos e suculentas são maravilhosos para complementar a decoração da casa

Por serem encontradas famílias de diversos tamanhos (Longos, baixos, gordinhos, espaçosos…), essas plantinhas são ótimas para serem um complemento na decoração da sua casa. Todos eles conseguem viver em vasos e quando o espaço acaba, elas param de crescer e “estacionam” naquele tamanho, o que é ideal para espaços pequenos.

Mas caso você possa, sempre é bom trocar os vasos por alguns de maior tamanho, assim eles não param de crescer e se tornam cada vez mais bonitos.

3º – Você pode decorar os vasos da maneira que preferir, o que é ótimo pra acionar a criatividade

É isso mesmo, independendo do local que você escolher colocar o seu cacto, ele vai precisar de um vaso. Esse vaso pode ser de cerâmica, de barro, de plástico ou até mesmo uma lata, ainda assim você pode pinta-lo, colar algumas fitas ou até pedaços de lã. Coloca a criatividade pra jogo!

Tenho muita vontade de em uma próxima oportunidade fazer isso com os meus. Eu ganhei os meus cactos e suculentas em um vasinho de plástico bem pequeno, alguns meses depois eles foram crescendo demais para o vasinho, sendo assim eu tive que trocar. O que eu tinha aqui era de barro, bem velhinho, alguns um pouco quebrados, mas no momento eu estava com medo dos meus cactos morrerem então nem passou pela minha cabeça decorá-los antes de replantar.

Esses acima são os meus bebês e como vocês podem ver eu águo da melhor forma possível: Com um borrifador! Sim, essa é a melhor forma porque assim você não ultrapassa a quantidade que eles devem beber. Se você não tiver um borrifador, use mais ou menos a quantidade de água de um copinho de café.

Caso eu tenha conseguido te influenciar, vou te dar algumas dicas pra você que ta começando!

  • Não trate todas as espécies igualmente, cada uma é diferente, logo o cuidado também. Então sempre pesquise o que tem em casa e lembre-se que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto.
  • Não deixe pratinhos sob o vaso pois o excesso de água pode apodrecer as plantinhas, e quando for planta-las, sempre faça uma mistura de areia, adubo orgânico e terra para drenar a água. Vaso com furos também é uma boa opção.
  • Se suas suculentas ficarem compridas, espaçadas e caídas, é falta de luz. O ideal, é elas ficarem no mínimo 4 horas no sol por dia.
  • No verão, molhe as plantas a cada 10 dias e no inverno, 20 dias.
  • Dê preferência as plantas verdes do que as coloridas, elas são mais fáceis de cuidar.
  • Não coloque pedrinhas brancas de mármore no vasinho para decorar, pois elas soltam um pozinho que fazem mal as plantinhas.
  • Para replantar ou fazer uma muda, basta cortar o caule da suculenta e deixa-lo secar por 2 dias. Depois é só coloca-lo na terra e esperar. Não replante logo pois pode criar fungos.

E olha, tudo bem se você também não sentir vontade de cuidar de uma plantinha agora. Vou te deixar algo pra acalentar seu coração enquanto isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s