Banana Pudding ou Pavê de Banana Caramelizada

Se tem uma fruta que é versátil, essa fruta é a banana. Ela é tão tradicional do cardápio brasileiro que já foi reinventada várias vezes pra satisfazer praticamente todas as nossas vontades. Pensando nisso, hoje eu trouxe uma receita muito popular nos Estados Unidos, mas que eu claramente decidi dar uma abrasileirada: Banana Pudding ou Pavê de Banana Caramelizada!

Antes de começarmos, vou contar duas coisas. A primeira é que a sobremesa Banana Pudding tradicional não tem a banana caramelizada, mas, como falei, eu dei uma “abrasileirada” na receita simplesmente porque fica muito melhor dessa forma. Segunda coisa é que eu fiz uma quantidade que desse apenas 5 porções individuais pequenas. Caso você queira um pouco mais, ou ainda, fazer em uma travessa maior, tipo aquelas de “almoço de mãe”, é só dobrar a receita, blz? Pois vambora!

Ingredientes para a Banana Caramelizada

  • 6 bananas maduras
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha

Leve uma frigideira ao fogo de médio pra baixo e coloque o açúcar, deixe ele caramelizar aos poucos e cuidado pra não queimar. Corte as bananas em rodelas um pouco grossas e reserve. Assim que o açúcar caramelizar, coloque as bananas e a essência na frigideira e misture muito bem. Você pode tampar rapidamente, mas muito cuidado, pois o processo é bem rápido. Assim que ficar pronto, tire e reserve em um potinho para esfriar fora da geladeira.

Ingredientes para o Creme

  • 500 ml de leite integral
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2/3 xícara de açúcar
  • 6 gemas
  • 1/3 de amido de milho

Leve o leite e 1/3 do açúcar para ferver. Enquanto isso, misture as gemas (Caso prefira, coloque as gemas em uma peneira e separe a película, assim o cheiro de ovo não fica tão presente. Eu particularmente não acho que atrapalhe em nada não peneirar), os outros 1/3 do açúcar, a essência e misture. Assim que homogenizar, acrescente o amido.

Quando o leite ferver, jogue por cima das gemas e misture muito rápido para que as gemas não cozinhem com o calor do leite e vire um grande omelete! E atenção, nunca jogue as gemas no leite, é sempre o leite nas gemas. Quando você homogenizar, volte a mistura pra a panela e leve ao fogo baixo sem parar de mexer. Quando começar a borbulhar, você conta 60 segundos devagar ainda sem parar de mexer e depois pode passar para uma tigela para esfriar.

Caso queira deixar ele um pouco mais leve, assim que sair do fogo, leve o creme a um banho maria invertido (Uma tigela com gelo) e bata com a batedeira por alguns minutos. Isso vai fazer com que ele incorpore ar e fique mais aveludado, gostoso e leve. Quando a preguiça está pouca, eu faço. 😉😀

Montagem

  • Biscoito de Leite
  • 250 ml de chantily batido

Para a montagem, você vai quebrar os biscoitinho de leite (Eu usei um de leite com mel) em pedaços meio incertos e bater o chantily. Caso na sua cidade tenha creme de leite fresco, você pode usar 500 ml de creme de leite fresco + 4 colheres de sopa de açúcar para bater seu chantily. Aqui eu não encontro, então já usei o pronto e bati até ficar bem firme.

No potinho que você escolheu, coloque uma camada do creme de confeiteiro já frio, uma camada dos biscoitos quebradinhos, uma porção das bananas, mais creme e finalize com o chantily.

Aqui eu coloque ele em um saco de confeitar pra ficar mais bonitinho, mas é só frescurinha, pode fazer como preferir. Só lembre de deixar um pouco de biscoito ou bananas para decorar. Leve para a geladeira e sirva bem geladinho 💗 Fica só amor!

E ai, gostou? Quando fizer marca a #BlogFlorDeCidreira e nosso @FlorDeCidreira! Amo ver o que vocês fazem!

2 comentários Adicione o seu

  1. Adriana lima disse:

    Vc tem carreira grande. Talento pensante.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s