Fotografia na Era de FaceTime

Em época de quarentena o que resta aos profissionais de diversas áreas é se reinventar. Educadores físicos fazendo live de fitdance, professores com alunos online, cantores fazendo shows nas varandas de casa e por ai vai. Para os fotógrafos, que estavam acostumados a ficar cara a cara com seus clientes, não foi diferente. Logo no começo da pandemia eles tiveram que colocar a criatividade pra jogo e dar um jeito de não parar enquanto o mundo parava.

Em pouco tempo os shootings feitos pelo Facetime viraram uma febre internacional, levando até Bella Hadid a ser capa da Vogue Itália com fotos diferentonas sem sair do quarto. Um dos fotógrafos brasileiros mais queridinhos das famosas, Iude Richele, criou o projeto “A distância de um clique”, que como ele mesmo diz, apesar das fotos não ficarem com uma qualidade 100%, ajuda a trazer uma conexão nesse tempo tão difícil.

Nesse meio tempo diversas famosas fizeram shooting com ele, como:

Mariana Rios
Juliana Paes
Mari Gonzalez
Camila Coutinho
Sabrina Sato
Antônia Morais

Em uma entrevista pra Vogue, ele contou que no começou não conseguiu o resultado que queria, mas depois apostou também em chamadas de vídeo, em prints, fotos da foto (Tiradas pela câmera para ter uma qualidade melhor) e algumas edições usando a câmera de programas como VSCO, Lightroom e também usando óculos de sol e papel celofane, que da um efeito molhado.

A pessoa também precisa estar confortável, independente da produção se for básica ou super produzida. E não precisa ter medo das poses. O melhor resultado é quando olham a foto e se perguntam se aquilo foi realmente feito por vídeo.

Iude Richele

Pra que isso tudo aconteça, é necessário que a pessoa esteja bem à vontade, de preferência em uma luz natural e com idéias para que possam criar algo juntos. Só que o mais importante desses shootings não é a qualidade nem a ideia de conseguir a foto do momento, mas sim uma oportunidade de se renovar. Iude fez inclusive um depoimento no seu instagram falando sobre a gratidão dessa nova jornada.

Outros fotógrafos além do Iude também testaram essa nova forma de fotografar, como:

E você, já pensou em inovar assim? Aqui na minha cidade (Parnaíba – PI), já tem alguns fotógrafos se rendendo a esse novo jeito. Bora inovar também?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s