Chicago Style Pizza – Deep Dish Pizza

Todo mundo que gosta de cozinhar tem que ter uma receita de pizza na manga pra fazer em casa. Não existe coisa melhor do que a satisfação de fazer sua própria massa e hoje eu vou te ensinar uma receita pra você guardar no coração. Mas não qualquer pizza não, hoje vamos aprender a fazer a Chicago Style Deep Dish Pizza.

Como o nome já diz (Deep Dish Pizza), é uma pizza em um prato fundo, o formato lembra uma torta (O que é MaraviGood porque leva muito mais recheio), e esse estilo peculiar foi criado na década de 40 na cidade de Chicago, por isso ela também é conhecida como Chicago Style Pizza.

Para essa pizza específica você vai precisar de uma forma com as laterais um pouco mais altas do que a de pizza tradicional e também que seja de fundo falso, pra facilitar na hora de desenformar. Caso você não tenha uma de fundo falso, não deixe de fazer, essa massa é mais resistente e talvez aguente ser retirada e transferida. Eu também recomendo que você use um molho de tomate que você ame muito, pois diferente dos outros estilos de pizza que conhecemos, nessa pizza o molho vai por cima do recheio e não embaixo, o que deixa seu sabor muito mais acentuado e a pizza mais suculenta.

Outra curiosidade legal também, é que em Chicago, os sabores tradicionais de pizza são linguiça e espinafre. Aqui eu fiz apenas com o queijo e o molho de tomate, mas você pode usar a imaginação e fazer do jeito que preferir, afinal, em casa pode tudo, inclusive queijo extra.

Ingredientes

  • 3 + 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha de milho ou fubá
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de açúcar
  • 2 + 1/2 colheres de chá de fermento biológico
  • 1 + 1/2 xícaras de água morna
  • 50g manteiga derretida
  • 50g manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de queijo mussarela ralado
  • Molho de tomate Bomzão
  • Queijo parmesão ralado
  • 1 gema e Azeite

Modo de Preparo

Junte a farinha de trigo, o fubá ou farinha de milho (Grande segredo pra pizza ficar muito menos elástica e mais crocante), o sal, o açúcar e o fermento. Devagar e em fio junte a água e a manteiga derretida misturando aos poucos até que a massa fique homogênea. Assim que ficar, sove a massa por uns 2 minutos e coloque para descansar em um refratário untado de azeite, em um lugar quentinho, até que dobre de tamanho.

Quando a massa estiver maior, estique ela com a ajuda de um rolo ou garrafa até que fique no formato de um retângulo. Quando isso acontecer, passe a manteiga em temperatura ambiente por toda a superfície, como se fosse uma torrada. Em seguida, enrole a massa como se estiver fazendo um rocambole, dívida em duas, depois faça bolinhas com elas e leve para a geladeira por 1 ou 2 horas passando um pouco de azeite nelas e em uma forma untada também com azeite. Outro diferencial dessa pizza é a segunda fermentação que ela tem que receber, dessa vez ela vai pra geladeira.

Se o seu molho for caseiro, aproveite esse tempo da segunda fermentação para fazê-lo. Essa receita rende duas pizzas, você pode fazer uma e reservar a outra. Então, unte a assadeira com azeite e fubá. Quando a fermentação finalizar, abra as pizza nas assadeiras, espalhando a massa pelas bordas da forma.

Coloque as duas xícaras de mussarela e o molho de tomate por cima cobrindo bem. Dobre as bordinhas da pizza, finalize com queijo parmesão e passe uma gema nas bordas para que elas fiquem mais douradinhas. Leve a pizza pra assar no forno de 250 graus por uns 25 minutos. Essa massa precisa de mais tempo de cozimento em menos temperatura, diferente das pizzas mais fininhas. Quando as bordas estiverem douradas está pronta, mas caso queira uma massa mais crocante, tire um ponto antes das bordas dourarem e coloquem as assadeiras no fundo do forno, deixando em contato direto com o calor por certa de 3 minutos. Fica maravilhoso!!

Essa sem dúvida alguma é uma das minhas massas preferidas. Ela ficar hiper crocante, suculenta e quando você usa o seu molho de tomate preferido, uau!! Sem palavras! Quando você fizer (e você precisa fazer!), me marca no #BlogFlorDeCidreira que eu amo ver o resultado de vocês. Ah, e não esquece de nos seguir nas redes sociais que sempre posto mais receitinhas rápidas por lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s