7 Filmes Brasileiros pra Você amar o Cinema Nacional

Amanhã (19/06) é Dia do Cinema Brasileiro e não tem uma data que eu ache mais viável de ser comemorada do que essa. O cinema brasileiro e grande parte de suas produções, como novelas, séries e documentários são muitíssimas vezes esnobados pelo seu próprio povo, apesar de ser rico em histórias que mexem com nossas raízes.

Eu também já fui dessas que preferia mil vezes um filme americano do que os do nosso Brasil, mas isso mudou e hoje consigo apreciar as nossas obras que em sua maioria carregam aquele drama e paixões da realidade.

Eu assisto alguns que me fizeram ficar impactada e sair do cinema em gargalhadas ou pensativa. Por isso trouxe, 7 filmes Brasileiros que vão mudar sua percepção sobre o cinema nacional.

Antes que eu me esqueça (2017)

Esse filme de cenas bonitas conta a história de um senhor de 80 anos, Polidoro, (José Abreu) que está sendo considerado incapaz mentalmente pela filha que não entende as atitudes recentes do pai, que depois de aposentado decidiu investir em uma casa de strip-tease. Em meio a isso, o filho (Danton Mello) que nunca foi ligado ao pai, é intimado pelo juiz a fazer visitas semanais à ela e a partir daí começa uma comédia com muitos melodramas pra contar o início de uma ligação entre esses dois. O filme mostra muito sobre o perdão e me emocionei em algumas cenas de muito afeto entre os dois.

As melhores coisas do mundo (2010)

Esse é um filme que eu assisti ainda muito novinha, e se tem um que pode retratar a adolescência como ela é, com suas dúvidas, angústias e pressões, é esse! Ele conta a história de Mano (Francisco Migez) que enfrenta uma crise familiar quando seus pais decidem se separar, ao mesmo tempo que sofre uma grande pressão na escola e outra dos amigos em relação a sua virgindade. É um filme divertido, mas que aborda assuntos importantes de serem debatidos na adolescência como o preconceito a classe LGBTQ+. Se você gostar de filmes nessa vibe, tem também Desenrola (2011), nesse a canção “Quase sem querer” da Legião Urbana, ganha outro ar na voz de Maria Gadú. Sempre que ouço, lembro do filme.

Assalto ao Banco Central (2011)

Se tem um estilo de filme/série que eu adoro é de suspense e ação. Assalto ao banco central foi o primeiro brasileiro nesse estilo que eu assisti e gostei bastante, pra você ter ideia vai fazer 10 anos que assisti e até hoje lembro de cenas que me impactaram. Ele conta a história verídica do assalto ao banco central do Brasil em Fortaleza (CE) que aconteceu em 2005 e foi tão bem feito, sem soar alarmes nem despertar suspeitas, que o roubo só foi descoberto um dia depois. é o maior assalto a banco da história do Brasil (Foram furtados em torno de R$165 milhões). No filme, mostra Barão (Milhem Cortaz) e sua equipe alugando uma casa nas redondezas ao banco e pondo o plano em prática, quando em paralelo a polícia trabalha para encontrar os bandido. Mano, só assiste!

Hoje eu quero voltar sozinho (2014)

No filme, Leonardo (Guilherme Lobo) é um adolescente cego que lida com a mãe super protetora ao mesmo tempo que tenta se descobrir como pessoa. É retratada todas as dificuldades de sua condição, o bullying que sofria na escola e sua descoberta da sexualidade. É um filme delicado, amoroso e muito bonito de se ver. Todas as vezes que eu assiti me emocionei.

O homem do futuro (2011)

Zero (Wagner Moura) é um cientista ridicularizado e frustrado. Sua última invenção o levou ao passado, na época da faculdade, lhe dando a chance de refazer toda sua vida a partir dali, inclusive, ter seu maior amor de volta, Helena (Alinne Moraes). O filme é um dos que eu mais gosto de assistir, enquanto Zero tenta refazer tudo sem perder a mulher que ama outra vez, muitas coisas dão errado o que torna tudo muito engraçado. Ah, e ainda tem uma cena linda dos dois cantando “Tempo perdido” da Legião Urbana.

Minha vida em Marte (2018)

Se tem uma pessoinha que eu adoro os filmes é o Paulo Gustavo. Ele juntamente com a Mônica Martelli e a Ingrid Guimarães formam o trio de comediantes que eu mais amo. Eles revolucionaram o cinema brasileiro e fizeram milhares de brasileiros rirem nos cinemas. Nesse filme, Paulo e Mônica são grandes amigos para todas as horas, e nesse momento da separação da amiga, a amizade é tudo. Se quer dar boas gargalhadas, esse é o filme.

Que horas ela volta? (2015)

Um filme que mexeu comigo. Aqui, Val (Regina Casé) dia de Pernambuco para São Paulo, para trabalhar como doméstica e dar um futuro melhor pra a filha. Quando anos mais tarde a menina resolve ir para a cidade prestar vestibular, o seu comportamento surpreende sua mãe e grandes conflitos começam envolvendo todos da casa. É um filme que mostra a real diferença entre as classes sociais, a começar pelo relacionamento patrão/empregado que existe no nosso país.


Tirando esses, tenho outros que amo e são muito bons como: “O que é isso, companheiro”; o clássico “O Auto da Compadecida“; o emocionante “Central do Brasil” e O filme da minha vida [Que foi um grande influenciador pra que eu mudasse minha percepção sobre o nosso cinema, inclusive, temos um post dedicado só a ele aqui no Cidreira (Veja aqui!)], os últimos dois tem frases que nunca esqueço na vida.

Dizem que Bacural é muito bom também, mas nunca cheguei a assistir, e ah, hoje (18/06) o YouTube vai disponibilizar de graça na plataforma o filme pra quem quiser ver!

E caso goste de comédia, fizemos um post a alguns anos sobre alguns filmes brasileiros do gênero também (Veja aqui!). Se você tiver alguma dica de filme pra me dar eu super aceito e se assistir algum desses que eu indiquei, me fala que eu amo saber. Eu também adoro muitas séries brasileiras, que tal um post sobre isso? Deixa aqui nos comentários se você quiser.

1 comentário Adicione o seu

  1. Aiezha disse:

    Obrigada pelas dicas e comentários!!! ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s